Ut Pictura Poesis, Winckelmann e a alegoria

Pedro Fernandes Galé

Resumo


O ensaio busca apresentar como as caracterizações da alegoria, em Winckelmann, ultrapassam a mera tentativa de se compreender um modo de figurar, nos moldes de uma iconologia, configurando uma espécie de metodologia geral para a compreensão da História da arte dos antigos e para a própria apreensão do ideal das artes. Tal possibilidade é dada num ambiente de debates artísticos que antecede a distinção canônico-romântica entre símbolo e alegoria.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. “Retórica”. Vol. 1. Tradução de M. A. Junior, P. F. Alberto e A. N. Pena. São Paulo: Coleção Folha Grandes nomes do Pensamento. 2015.

BORBEIN, A. H., KUNZE, M. “Geschichte der Kunst des alterthums – Allgemeiner Komentar”. Mainz am Rhein: Phillip von Zabern, 2007.

DISSELKAMP, M., TESTA, F. “Winckelmann-Handbuch – Leben, Werk, Wirkung”. Stuttgart: Metzler Verlag, 2017.

HANSEN, J. A. “Alegoria, construção e interpretação da metáfora”. São Paulo: Hedra, 2006.

HEGEL, G.W. F. “Cursos de estética” (4Vol). Tradução de M. A. Werle e O. Tolle. São Paulo: Edusp, 2000.

JUSTI, C. “Winckelmann und seine Zeitgenossen”. 3Vol. Köln: Phaidon Verlag, 1956.

LESSING, G. E. “Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia”, tradução de M. Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.

MOLDER, M. “Símbolo, analogia e afinidade”. Lisboa: Edições Vendaval, 2010.

PAVESE, C. “Diálogos com Leucó”. Tradução N. Moulin. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

SCHELLING, F, W. J. “Texte zur Philosophie der Kunst”. Stuttgart: Reclam, 2010.

SCHLEGEL, A. “Wincklemanns Werke von Fernow 1. 2. Band 1808 3.4. Band von Meyer und Schulze. Dresden 1809. 1811”. In: Sammtliche Werke, Vol. 12. Leipzig: Weidmann, 1847.

SUZUKI, M. “A tragédia e a verdade de Laocoonte”. In: “Filosofia e Literatura: o trágico”. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2011.

TESTA, F. “Winckemann e l’invenzione della storia dell’arte”. Bologna: Minerva Edizioni, 1999.

TODOROV, S. “Teorias do símbolo”. Tradução de R. L. Ferreira. São Paulo: Ed. Unesp, 2013.

VASARI, G. “Le vite de’ piu eccellenti aschitetti, pittori et scultori italiani da Cimabue, insino a’ tempi nostri”. Milano: Einaudi, 1986.

WINCKELMANN, J.J. (1748-1768), “Briefe” (4Vol.). Org. W. Rehm. Berlin: Walter de Gruyter, 1952.

WINCKELMANN, J.J. “Geschichte der Kunst des Alterthums – Erste Auflage Dresden 1764 – Zweite Auflage Wien 1776”. Mainz: Verlag Philpp von Zabern, 2009.

WINCKELMANN, J.J. “Gedancken über die Nachahmung der Griechischen Wercke in der Malerey und Bildhauer Kunst”. (pp. 7-148). In: Frühklassizismus – Position und Opposition: Winckelmann, Mengs, Heinse. Bibliothek der Kunstliteratur, Vol. 2. Franfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 1995.

WINCKELMANN, J.J. “Kleine Schriften,Vorreden, Entwürfe”. Berlin: Walter de Gruyter, 2002.

WINCKELMANN, J.J. “Kleine Schriften und Briefe”. Weimar: Hermann Böhlaus Nachfolger, 1960.

WINCKELMANN, J.J. “Monumenti antichi inediti”. Mainz: Verlag Philpp von Zabern, 2010.

WINCKELMANN, J.J. “Von der Restauration der Antiquen”. Mainz: Verlag Philpp von Zabern, 1996.

WINCKELMANN, J.J. “Statuenbescheribungen”. (pp. 149-191). In: Frühklassizismus – Position und Opposition: Winckelmann, Mengs, Heinse, Bibliothek der Kunstliteratur, Vol. 2. Franfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 1995.

WINCKELMANN, J.J. “Vesuch einer allegorie besonders für die Kusnt”. In: Sämtliche Werke, Vol. IX. Einzig Vollstandig Ausgabe, 12 Tomos. Osnabrück: Otto Zeller Verlag, 1965.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.