Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Kriterion publica artigos inéditos em filosofia ou que tenham relevância filosófica. Aceita a propostas de artigos em qualquer área da filosofia. Os artigos são submetidos ao exame "cego" de pareceristas. Todos os artigos publicados são avaliados por pareceristas. São aceitos artigos apenas de Doutores e Doutorandos.

A atual política editorial da revista Kriterion consiste em publicar quadrimestralmente números plurais, reunindo artigos de diversas áreas e temáticas filosóficas. A revista aceita submissões em fluxo contínuo.

 

Políticas de Seção

Artigo

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Textos introdutórios.

Editores
  • Editor Seção Sobrenome
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Uma vez recebido o artigo e julgado adequado pelo Diretor e pelo Conselho Editorial da revista Kriterion, ele será encaminhado a no mínimo dois pareceristas.

O texto é enviado aos pareceristas em formato anônimo e despersonalizado, a fim de garantir lisura ao processo de análise e avaliação, e satisfazer os princípios de honestidade intelectual, imparcialidade e equidade, que são ideais norteadores das políticas editoriais da revista Kriterion.

O parecerista deverá preencher um formulário uniforme e objetivo. É concedido o prazo de 45 dias para a emissão do parecer. Contudo, uma vez que o processo de avaliação é inteiramente dependente da conveniência e da boa vontade do parecerista, que realiza um trabalho altamente qualificado e não remunerado, não é possível estabelecer com exatidão o prazo para uma decisão definitiva sobre cada submissão. Porém, cabe ressaltar que os artigos submetidos à revista Kriterion levam, em média, três meses para obterem uma resposta final.

A aceitação poderá ser parcial/condicional (no caso do parecerista e/ou do Diretor/Conselho Editorial requerer modificações no artigo) ou total (aprovação sem ressalvas). No caso de parecer negativo de rejeição, o Diretor/Conselho Editorial comunicará o/a autor/a da decisão e permanecerá em contato com o/a mesmo/a para dirimir dúvidas que resultem do processo de análise.

 

Periodicidade

Atualmente, a revista Kriterion adota a periodicidade quadrimestral, publicando edições nos meses de abril, agosto e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

A revista Kriterion oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico e científico ao público contribui para uma
maior divulgação e democratização mais ampla do saber.

 

Assinaturas

O valor unitário da revista é R$20,00 (vinte reais). A assinatura anual custa R$60,00 reais (a revista publica três volumes por ano, em abril, agosto e dezembro).

 

Caso deseje adquirir números antigos, favor enviar e-mail para este endereço, antes de efetuar o pagamento, indicando os números da revista desejados, para que seja verificada a disponibilidade dos números para venda.

 

Após depósito, é necessário enviar cópia para o email revistakriterion@gmail.com, com seu nome, endereço completo, e-mail para contato e indicação se o pagamento se refere à assinatura ou a compra de exemplares isolados. Neste caso é preciso colocar os números dos exemplares.

 

O pagamento é via depósito bancário em nome da:

 

Revista Kriterion

Caixa Econômica Federal

Agência: 0821

Conta: 302588 3

Operador: 013