Foco e Escopo

A Revista Kriterion publica artigos inéditos em filosofia ou que tenham relevância filosófica. Aceita a proposta de artigo em qualquer área da filosofia. Os artigos são submetidos ao exame cego de pareceristas. Todos os artigos publicados são julgados por pareceristas.

A atual política editorial da Kriterion é alternar números reunindo artigos diversos entre os submetidos continuamente para apreciação pelo Conselho Editorial e números especializados, versando sobre temas e áreas filosóficas de relevo.

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Processo de Avaliação pelos Pares

Uma vez que o artigo foi recebido e o editor o julgou adequado para ser encaminhado para um parecerista, indicado por consulta aos membros do conselho editorial, o texto é despersonalizado e enviado aos pareceristas, com vistas à impessoalidade do processo de análise e aprovação. O parecerista deverá preencher um formulário uniforme e objetivo. É concedido o prazo de 45 dias para a emissão do parecer. Contudo, não é possível estabelecer com exatidão os prazos para o processo que depende da boa vontade dos pareceristas. No caso dos artigos julgados inadequados em uma triagem inicial de pertinência filosófica, o editor justificará aos autores a recusa do conselho editorial.

A aceitação poderá ser parcial (no caso do parecerista e/ou do editor requerer modificações no artigo) ou total (aprovação sem ressalvas). O editor permanecerá em contato com os autores para dirimir controvérsias que resultem do processo de análise e esclarecer o parecer negativo.

Política de Acesso Livre